O Que é Hot Stamping?

É um processo que utiliza uma prensa de estampagem quente para transferir uma estampa de um papel para o tecido utilizando o calor.

O processo de hot stamping funciona como um ferro de passar, quando você aplica o ferro sobre uma folha com estampa apoiada diretamente no tecido, o calor faz com que a estampa que está no papel seja transferida e fixada no tecido (que pode ser uma camisa ou qualquer peça de roupa que você queira estampar), quando a prensa quente solta o papel, o que fica no tecido são as cores da estampa que estava na folha.

Onde o hotstamping pode ser aplicado?

Este tipo de impressão pode ser utilizada para diversos fins, entre eles, estampar produtos de couro, capas de livros, embalagens industriais e é também muito utilizada para impressão de rótulos e impressões comerciais de grande escala.

Um uso comum deste tipo de impressão é para camisas, nós da printing press fazemos uso de hotstamping para diversos clientes, por ser uma estampa duradoura, muitos clientes optam por ela por conta do custo/benefício e durabilidade, uma camisa estampada com este método pode passar anos sem desbotar a estampa.

Hotstamping pode ser usado por qualquer pessoa?

A grande maioria dos fabricantes de prensas de hotstamping enviam junto com a máquina um manual de instruções de uso, falando de forma clara este processo não é tão complexo de ser feito e pode ser facilmente feito por um iniciante, claro que o tempo de experiência estará diretamente ligado a qualidade dos acabamentos e impressão, este tipo de “impressora” tem um valor baixo e pode ser adquirido por qualquer pessoa que queira começar uma estamparia.

Para começar a trabalhar com esta tecnologia você precisará basicamente da prensa e das placas que variam de acordo com a quantidade de impressões que você for fazer:

  • Placa de magnésio: Para pequenas impressões e uso exporádico
  • Placa de Latão: Destinada a demandas de baixa a média quantidade de uso mais intenso
  • Placa de Aço Inox: Para intensas sessões de impressão e uso frequente.

Quais são os benefícios de hot stamping?

Hotstamping é um processo flexível, permitindo que o usuário imprima em uma variedade de materiais diferentes, incluindo couro, plástico, tecido e até mesmo papel.

Por ser um processo de impressão simples, ele dispensa o uso de outras ferramentas ou tintas, sendo necessária apenas a máquina de impressão. O Hotstamping é um método de impressão simples, confiável e duradouro, além de ter um baixo custo. Depois de montar a máquina e iniciar o processo de impressão, você terá apenas que se preocupar com a manutenção da máquina e com as matérias primas.

Por ser um metódo de impressão durável, as impressões com o hotstamping podem durar anos para se acabar, mesmo com o uso continuo e intenso das peças, o que o torna um método de impressão extremamente eficiente.

As estampas que serão gravadas no tecido podem ser criadas utilizando photoshop ou o software adobe illustrator.

Os Moldes podem ser feitos de muitos materiais, incluindo magnésio, bronze e aço. Dependendo das especificações para marcar a profundidade, a quantidade de marcas, orçamento e do uso que você fará da máquina, mas pode ter certeza que este é um método de impressão altamente durável e simples.

Deixe um comentário